"Instituto Ronaldinho Gaúcho" é destaque da prefeitura na CMDC
cidades sustentáveis
2008-02-11
Em 2006, o craque Ronaldinho Gaúcho inaugurou um instituto que leva seu nome para atender crianças e jovens. O mesmo funciona na zona sul e, com apoio da prefeitura da capital, desenvolve o programa Letras e Gols. O objetivo é promover a educação através de atividades que ocupem a gurizada. No processo de seleção, foram priorizados alunos com afastamento e retorno prolongados das escolas e em situação de risco social.
Localizado em uma área de 11,7 hectares, no Bairro Hípica, o instituto conta com piscina, quadras poliesportivas, de tênis, futebol sete, vôlei, ginásio e centro recreativo. Lá, também funciona o Centro de Capacitação Digital, mantido pela Procempa, onde são realizados os cursos de informática.
Além disso, são oferecidas aulas de teatro, música, esportes e reforço em disciplinas escolares. O projeto foi estruturado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e integra o Programa Governança Solidária Local, com cooperação técnica da UNESCO.
Para o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, a ação de governança solidária envolvendo governo, comunidade, empresas e o instituto, representa uma nova forma de democracia instalada na cidade com consciência social e capacidade de iniciativa dos cidadãos. "Em Porto Alegre, lugar de criança é na família, na escola e, agora, também é no Instituto Ronaldinho Gaúcho".
Escolas municipais envolvidas
- Escolas Municipais de Ensino Fundamental Dolores Alcaraz Caldas (Restinga Nova);
- Senador Alberto Pasqualini (Restinga Nova);
- Chapéu do Sol (Bairro Chapéu do Sol);
- Vereador Carlos Pessoa de Brum (Vila Restinga Velha);
- Lidovino Fanton (Restinga Velha);
- Professor Larry José Ribeiro Alvez (Restinga Nova);
- Mário Quintana (Vila Castelo - Restinga Velha);
- Nossa Senhora do Carmo (Restinga Velha);
- Campos do Cristal (Beco do Imério - Vila Nova).
Inscrições
As inscrições podem ser feitas através do site www.cmdc2008.com.br. Informações também podem ser obtidas na Secretaria Geral da Conferência, pelo e-mail cmdc@smgl.prefpoa.com.br ou pelos telefones (51) 3289.3840/3289.3841/3289.1627
(Uffizi Consultoria em Comunicação, Texto recebido por E-mail, 09/02/2008)