Mais 20 pontos indicados como áreas de desmatamento pelo sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foram vistoriados in loco pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) do Mato Grosso. Foi constatado que apenas um deles, localizado no município de Cláudia, realmente sofreu o dano ambiental no ano passado. Mesmo assim, o Deter apontava o desmatamento de uma área de 861,34 hectares e, conforme vistoria em campo, foi comprovado que a área desmatada é de apenas 45 hectares.
As novas vistorias foram realizadas nos dias 01, 02 e 03 de fevereiro. Além de Cláudia, foram fiscalizados pontos nos seguintes municípios: Vera, Novo Mundo, Ipiranga do Norte, União do Sul, Santa Carmem, Nova Ubiratã e Brasnorte.
Em Vera foi aferido um ponto que o Deter apontava como desmatado. A fiscalização da Sema confirmou que trata-se de uma área de floresta que sofreu queimadas em novembro de 2007.
No município de Novo Mundo foram aferidos cinco pontos que o Deter afirmava terem sido desmatados dentro do Parque Estadual Cristalino. A fiscalização, no entanto, mostrou que tratam-se de áreas que não foram desmatadas em 2007 e sim anteriormente.
No município de Santa Carmem também foram aferidos cinco pontos. Destes, uma área não foi desmatada, trata-se de um projeto de manejo explorado na fazenda Santa Clara I. Três pontos também não são desmatamento e sim de áreas queimadas em novembro de 2007 e o quinto ponto é uma área, não desmatada recentemente, e que encontra-se em processo de regeneração.
Outros cinco pontos foram aferidos no município de Nova Ubiratã. São todas áreas de assentamentos que queimaram em novembro de 2007.
Em Ipiranga do Norte também foi aferido um ponto e o desmatamento na área também não aconteceu recentemente. Em União do Sul mais um ponto, cuja área também não foi desmatada e sim queimada no mês de outubro de 2007. Em Brasnorte o outro ponto aferido, sendo que a área é de floresta e foi queimada no mês de dezembro de 2007.
A equipe de fiscalização fez fotos das áreas que foram referenciadas com suas respectivas coordenadas geográficas.
A equipe de fiscalização da Sema já tinha aferido outros cinco pontos, em janeiro deste ano, sendo dois no município de São Félix do Araguaia. Neste município, uma das áreas realmente foi desmatada em 2007, mas o outro ponto não. Também foram aferidos pontos nos municípios de Carlinda (dois pontos) e Vera (um ponto) e nestas três áreas ficou comprovado que também não houve desmatamento em 2007 como afirmava o Deter.
As equipes de fiscalização da Sema estão em campo e aferindo todos os pontos indicados pelo Deter como desmatados entre outubro e dezembro de 2007. Neste primeiro momento estão sendo verificadas as áreas com mais de 500 hectares, que somam 35 pontos.
(Redação 24HorasNews, 10/02/2008)