Porto Alegre vai sediar, entre os dias 13 e 16 deste mês, a Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades - Inovação democrática e transformação social para cidades inclusivas do século 21. O encontro ocorre no Centro de Eventos da PUCRS, reunindo aproximadamente 500 intelectuais e personalidades de 32 países. Os especialistas vão tratar de aspectos do desenvolvimento das cidades e apresentarão experiências que vinculam democracia e inclusão social.
A conferência tem como público-alvo gestores públicos (prefeitos, vereadores e operadores de políticas públicas), acadêmicos, lideranças comunitárias e promotores governamentais, empresariais e sociais das experiências de participação democrática em áreas urbanas. As inscrições estão abertas no www.cmdc-2008.com.br e se encerram hoje. Até a sexta-feira, o evento totalizava 3.780 inscritos, superando a estimativa inicial de 3,5 mil. A projeção agora é de 4 mil inscritos.
Conforme a coordenadora executiva do evento, Mari Perusso, a conferência tem foco diferenciado em relação, por exemplo, ao Fórum Social Mundial. 'É uma promoção de várias instituições, sendo um evento propositivo, de discussão de gestão de cidades', considera. Mari ressalta que o evento terá 280 atividades, em um total de 400 horas, distribuídas nos quatro dias do evento, em seis tipos de encontros: mesas de abertura, conferências magnas, oficinas, painéis, comunicações e minicursos. 'Cada dia começará com mesa de abertura e à noite haverá uma grande conferência.'
(Por Matheus Fontella, Correio do Povo, 11/02/2008)