O secretário executivo da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, Yvo de Boer, disse na sexta-feira que qualquer avanço para finalizar um acordo internacional sobre as mudanças climáticas seria difícil antes do final do prazo-limite de dois anos. "Neste assunto, nada está em seu lugar a menos que tudo esteja em seu lugar," disse de Bôer durante o segundo dia do Encontro sobre Desenvolvimento Sustentável de Nova Delhi.
O secretário executivo esperava que os países ao redor do mundo continuassem a construir suas posições em fóruns de negociação ao longo dos próximos 22 meses. Os países desenvolvidos querem que os principais países em desenvolvimento assumam metas obrigatórias para a redução das emissões de gases do efeito estufa após 2012, quando finaliza a atual fase do Protocolo de Kyoto.
A maioria dos países em desenvolvimento, no entanto, tem criado resistência a idéia, pois sentem que isto restringiria o crescimento econômico, principalmente no setor de geração de energia e melhoria da disponibilidade de transportes. Eles querem que os países industrializados financiem ações contra as mudanças climáticas e o fornecimento das tecnologias necessárias.
(Xinhua, traduzido por Fernanda Müller, CarbonoBrasil, 08/02/2008)