O número de inscritos para participar da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades (CMDC) atingiu neste domingo 5.185 pessoas, superando em 48% a expectativa dos organizadores, que estimavam cerca de 3.500 participantes. O evento começa às 8h30 de quarta-feira (13/02), no prédio 40 da PUCRS. Ao longo do primeiro dia, serão abordados os aspectos relativos ao tema direito à cidade.
O credenciamento da imprensa também está concorrido: 150 jornalistas do Brasil e América Latina já se inscreveram. A jornalista Monica Grayley, da Rádio da ONU, vem de Nova Iorque para acompanhar o evento. Não é para menos: três das principais agências da Organização das Nações Unidas são apoiadoras do evento: a Unesco, que tem sido parceira da prefeitura na implementação do programa de Governança Solidária Local, a Un-Habitat e a Undesa.
Coletivas
Às 10h30 desta segunda-feira (11/02), o prefeito José Fogaça e o secretário municipal de Coordenação Política e Governança Local, Cézar Busatto, participam de coletiva de imprensa na sede da Fecomércio, em São Paulo, promovida pela organização Conversando com as Nações Unidas. Na terça-feira (12/02), ambos vão apresentar à imprensa gaúcha os primeiros palestrantes que chegam a Porto Alegre. Será às 15h, na sala Buenos Aires do Sheraton Hotel. Participam da coletiva os representantes da Undesa, Guido Bertucci, vindo de Nova Iorque; da Unesco, Pierre Sané, vindo de Paris; e o estrategista Kenichi Omae, vindo do Japão.
A iniciativa das prefeituras de Porto Alegre e Roma, governo do Estado do Rio Grande do Sul, Confederação Nacional dos Municípios e Ministério das Cidades conta com apoio e parceria de mais de 50 instituições nacionais e internacionais. Mais informações podem ser obtidas em www.cmdc2008.com.br.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 10/02/2008)