A jornada de dois britânicos, que resolveram viajar do Reino Unido até Timbuktu, em Mali, na África, mais parece fantasia de um guloso. Para a jornada, eles utilizaram um veículo movido a biodiesel feito de chocolate. Andy Pag, 34, e John Grimshaw, 39, viajaram por cerca de 8.500 km em um Ford Iveco Cargo, modelo 1989, utilizando o "combustível alternativo". Os aventureiros partiram no fim de novembro do ano passado e chegaram ao seu destino um mês depois.
Em comunicado no site da equipe Biotruck --como é chamado o grupo dos britânicos-- os viajantes relatam as dificuldades que tiveram que enfrentar para atravessar o deserto africano. De acordo com o site, os aventureiros tiveram diversos problemas com o caminhão, enfrentaram tempestades de areia no deserto e até escaparam de ataques da Al Qaeda durante a jornada.
A expedição teve como um dos objetivos levar uma unidade de produção de biodiesel para uma instituição de caridade em Mali. A unidade reutilizará óleo de cozinha para a produção de biodiesel.
"Não somos ambientalistas", afirma Pag em relato no site. "Nós apenas queríamos fazer uma viagem que não tivesse efeitos negativos para o meio ambiente, e quanto mais aprendemos sobre biodiesel, mais aprendemos como podemos fazer isso".
O sucesso da viagem fez com o que os dois viajantes já planejassem a próxima viagem. Eles pretendem viajar em modelo de parapente motorizado até a China utilizando combustível não poluente feito a partir de resíduos de aterros sanitários. "O primeiro passo é aprender a voar", afirma Pag.
(Folha Online, 08/02/2008)