A temporada de verão nas praias do Paraná termina esta semana com seis pontos próprios para o banho. O décimo boletim de balneabilidade foi divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nesta quinta-feira (7) e será o último a ser distribuído aos veranistas. Os resultados negativos na maioria dos 43 pontos analisados nos quatro municípios do litoral continuam sendo atribuídos a ligações irregulares de esgoto, aliados às fortes chuvas.
Um dos pontos localizados nas praias artificiais, na Costa Oeste e Norte do estado, apresentou resultado negativo na avaliação desta semana. Ele está situado no meio da praia em Missal. A região estava sendo considerada despoluída desde 19 de dezembro do ano passado. Os demais 15 pontos não representam perigo aos banhistas.
Além disso, o número de pontos poluídos também estaria relacionado ao número de visitantes às praias do Paraná. No feriado de Carnaval, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas estiveram no litoral. “Quanto mais gente, maior geração de esgoto. Como muitos proprietários ainda fazem ou mantêm ligações irregulares nas galerias pluviais, aumenta também a quantidade de esgoto direcionado ao mar e o grau de contaminação das praias”, explicou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, por meio de assessoria de imprensa.
Foram considerados próprios para banho até a próxima semana a Rua Jacarezinho, no Balneário Brejatuba, em Guaratuba; e a Rua Londrina (Posto Policial/Salva Vidas), na Praia Brava de Caiobá, em Matinhos; além de quatro pontos na Ilha do Mel, em Paranaguá: Praça de Alimentação da Praia de Encantadas (Mar de Fora); 200 metros à direita do morro da Praia Grande no Farol; 190 metros à direita das pedras da Praia de Fora, também no Farol; e em frente à trilha do trapiche, na Praia do Farol.
Histórico
Apenas três pontos avaliados pelo IAP se mantiveram próprios para banho durante os quase dois meses de estudo da qualidade da água: dois na Ilha do Mel, em Paranaguá, e um no Balneário Brejatuba, em Guaratuba. A Rua Principal, em Pontal do Sul (Pontal do Paraná), faria parte desta estatística, não fosse o resultado negativo nesta última análise da água.
Cinco pontos não apresentaram resultado positivo em nenhuma avaliação: um na Ilha do Mel; um no Balenário Ipanema, em Pontal do Paraná; e três em Guaratuba: na Prainha, Praia Central e Barra do Saí.
Por cauda do início das aulas e a conseqüente redução no número de veranistas nas próximas semanas, as barracas que indicam a qualidade da água nos 43 pontos monitorados permanecerão montadas até domingo (10). Mas o trabalho de monitoramento da qualidade da água nas praias do Paraná continuará a ser realizado semanalmente até o fim de março. Os resultados poderão ser consultados nos sites do IAP e da Secretaria de Meio Ambiente.
(Ana Nery,
GAZETA DO POVO, 07/02)