A Operação Rastro Verde do Ibama interditou, neste início de mês, no município de Lábrea, estado do Amazonas, três desmatamentos com 25, 130 e 120 ha. As derrubadas estavam no início. A ação contou com a participação da Polícia Federal. Foram apreendidos uma pistola, um rifle, 300 litros de gasolina, 200 litros de óleo queimado e 9 rolos de arame farpado que seriam usados para grilar terra da União, além de mantimentos.
Segundo o Superintendente do Ibama no Acre, Anselmo Forneck, que coordena as ações da Rastro Verde no Sul do estado do Amazonas, a madeira extraída do desmatamento é queimada e a floresta dá lugar ao pasto. "Não teríamos como fiscalizar se não fosse o apoio do Núcleo de Operações Aéreas do Ibama, pois o acesso à área é restrito. Os devastadores chegam montados em burros", observa. Há dois anos os índices de desmatamento no Sul do amazonas estão em queda desde que os Ibamas do Acre e do Amazonas intensificaram as ações na área.
Resultados Parciais - A Operação Rastro Verde até agora já vistoriou 322 caminhões nos estados de RO, MT, PR, SP, AC, SC e PA e lavrou R$ 73.952,60 em multas. No total foram apreendidos 69.776,64 metros cúbicos de madeira, 6 conteineres, 25 veículos, um trator, 426 quilos de caça e 224 quilos de pescado. Os fiscais embargaram 4 madeireiras. Noventa e cinco animais vivos foram encaminhados para Centros de Triagem de Animais silvestres do Ibama.
(Por Kézia Macedo, Ascom Ibama, 07/02/2008)