O chefe do escritório regional do Ibama, Sandro Klippel, acompanhado de um analista ambiental do Centro de Pesquisa do instituto em Rio Grande, ontem à tarde foi à Estação Ecológica (Esec) do Taim. A intenção é vistoriar partes da área queimada pelo incêndio ocorrido na semana passada e conversar com a equipe de servidores da Esec para, depois, planejar a avaliação sobre a fauna atingida.
Sandro Klippel observou que é preciso definir a metodologia que será utilizada para a avaliação e ver quanto tempo será necessário para realização deste trabalho.
Conforme ele, o escritório regional do Ibama irá coordenar o levantamento da fauna atingida pelo fogo. O incêndio ocorreu na semana passada. Teve início às 17h30min de segunda-feira e só foi controlado na manhã de sábado, após intenso trabalho de combate por terra e ar e com a chuva ocorrida na madrugada de sábado.
Sandro Klippel disse ainda não haver definição de data para início do levantamento da fauna atingida, mas que deve ocorrer em breve. No total, segundo levantamento realizado num sobrevôo, com uso de GPS, na tarde de sábado, o fogo consumiu 4.760 hectares de vegetação do Banhado do Taim, que abriga diversas espécies.
(Por Carmem Ziebell, Jornal Agora, 08/02/2008)