A governadora Yeda Crusius reforçou as projeções de um ano muito bom para o agronegócio ao anunciar, nesta quinta-feira (7) três autorizações à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio. A primeira delas é de contratação de 40 médicos veterinários. Eles reforçarão as defesas sanitárias animal e vegetal. A segunda é a da licitação para a compra de mais 80 veículos novos à secretaria. Já a terceira visa à execução de obras na Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) para receber o Departamento de Produção Animal (DPA), atualmente instalado no 19º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF).
Yeda comunicou suas novas decisões durante o ato de entrega de 29 veículos novos e 11 usados à secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócios. Foi um investimento de R$ 794,3 mil, vindos de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os veículos se destinam ao trabalho das defesas animal e vegetal em todo o Estado. "Esta entrega é uma nova fase dos nossos objetivos: proporcionar qualidade à produção para o mundo aceitar os nossos produtos pelo fato de rastrearmos o gado e fazermos sanidade animal e vegetal, com o acompanhamento da safra, do grão à colheita", disse a governadora.
Na companhia do secretário João Carlos Machado, Yeda destacou a importância de uma frota de veículos renovada. "É possível trazer melhoria técnica e auxiliar os técnicos que fazem o trabalho na propriedade", assinalou ela. A governadora também falou da futura transferência do DPA para o prédio da Cesa: "A Companhia tem espaço suficiente para permitir que todos os que querem entrar pela porta da frente da secretaria o façam num espaço mais qualificado, que será o da Cesa reformada". Quando houver a mudança, o 19º andar do CAFF servirá para abrigar outras secretarias, adiantou Yeda.
(Gazeta do Sul, 07/02/2008)