O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promove neste mês duas audiências públicas para a apresentação do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA e RIMA) da dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Rio Grande.
A primeira ocorrerá no dia 21, às 18h, no Teatro Municipal, em Rio Grande. Já a segunda ocorrerá em São José do Norte, no dia 22, também às 18h, no auditório do Círculo Operário.
A realização das audiências é um dos procedimentos que fazem parte do licenciamento prévio do empreendimento e só foram marcadas depois do Ibama ter recebido o EIA e o RIMA da obra, entregue pela Secretaria Especial de Portos (SEP). Em declaração, o ministro-chefe da SEP, Pedro Brito, anunciou que o edital de dragagem do porto de Rio Grande deverá ser lançado em 31 de julho.
O projeto prevê o aprofundamento do calado do porto dos atuais 40 pés de profundidade (12,2 metros) para 60 pés (18,2 metros). Com o aprofundamento, o porto rio-grandino terá um dos maiores calados do Brasil e do Mercosul. Hoje os navios que operam em Rio Grande e não utilizam sua capacidade máxima de carga, devido ao calado, poderão completar sua carga com o aprofundamento, reduzindo significativamente os custos de frete.
Além disso, com um calado maior, o porto terá condições de se habilitar para captar, concentrar e tratar cargas oriundas da Bacia do Prata, como grãos da Argentina, Paraguai e Bolívia, minério de Mato Grosso do Sul e da Bolívia, madeiras do Uruguai e contêineres da Argentina, do Uruguai e do Paraguai.
(Por Rodrigo Santos, Zero Hora.com, 07/02/2008)