A Usina Termelétrica de Alegrete, movida a óleo, voltou a operar no final da tarde dessa quinta-feira, atendendo a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Inicialmente, a usina vai utilizar apenas um dos seus dois grupos geradores, com a missão de complementar a geração de energia devido ao baixo desempenho das hidrelétricas nesta época do ano. Cada grupo tem capacidade para 33 megawatts.
Conforme o engenheiro Valdeci Costa, da Tractebel Energia, responsável pela termelétrica, a unidade funcionará de forma ininterrupta, para atender às necessidades do sistema, que é interligado. Durante esta semana, a direção da usina alertou a população da cidade, por meio de notas divulgadas nas emissoras de rádio, de que testes nas caldeiras poderiam provocar ruídos muito fortes. Os avisos explicavam que a termelétrica estava sendo preparada para ser reativada.
A última vez que a Termelétrica de Alegrete entrou em operação regular foi em 2002. Em 2006, ela chegou a funcionar durante três dias. Inaugurada em 1968, pelo então presidente Artur da Costa e Silva, a usina cumpre papel importante no controle dos níveis de tensão do sistema energético da região. Há projeto de transformação de sua fonte para gás natural.
(Correio do Povo, 08/02/2008)