O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, inaugurou na quinta-feira (7/02) a Cúpula sobre Desenvolvimento Sustentável de Nova Délhi. Trata-se do primeiro grande encontro internacional sobre o assunto desde a Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre Mudança Climática, realizada em Bali, na Indonésia, em dezembro.
"A mudança climática é uma grande preocupação e a Índia estará na primeira linha de batalha", disse Singh, que afirmou que o aquecimento global representa uma "crise humana coletiva" que exige como resposta o "aumento da solidariedade". Viajaram a Nova Délhi os presidentes da Islândia e Maldivas, os primeiros-ministros da Dinamarca, Noruega e Finlândia, quatro ex-chefes de Estado e de governo e dez ministros.
O encontro, realizado anualmente, servirá para que os representantes políticos discutam os riscos das emissões de poluentes, o aumento do nível do mar e os efeitos da mudança climática. Durante a Conferência de Bali, os países chegaram a um consenso que abre caminho para negociar um novo acordo sobre mudança climática, mais ambicioso, para o período pós-Kyoto.
Com uma duração de três dias, a conferência é organizada pelo Instituto de Energia e Recursos, dirigido por Rajendra Pachauri, que também lidera o IPCC (Painel Intergovernamental para a Mudança Climática). "A mudança climática ocorre porque o mundo não segue um desenvolvimento sustentável. Necessitamos de uma política mundial", disse Pachauri, na inauguração do evento.
(Folha Online, Ambiente Brasil, 08/02/2008)