A Secretaria de Saúde do Paraná notificou no mês de janeiro 864 casos suspeitos de dengue, com nove deles confirmados. Em janeiro do ano passado foram registrados 954 casos suspeitos, dos quais 262 apresentaram resultados positivos. Durante todo o ano de 2007 foram registrados no Paraná, 50.028 casos suspeitos. Desse total, 25.988 foram confirmados.
De acordo com Ronaldo Trevisan, da equipe responsável por coordenar as ações de combate à dengue na secretaria de Saúde do estado, a expectativa é que este ano a incidência de casos seja bem menor. No ano passado, o índice registrado foi de 238 casos da doença para cada 100 mil habitantes.
“O ano começou com temperaturas bem mais baixas do que as registradas no ano passado. Esse fator, aliado ao combate do mosquito transmissor que temos feito com o apoio dos comitês municipais de combate a dengue instalados em todos os municípios paranaenses, inclusive onde não há casos notificados, tem sido fundamental.”
No ano passado, houve registro de dengue em 147 municípios paranaenses. Para Trevisan, a população está mais consciente da importância da participação de todos para o combate ao mosquito.
"A população começa a acreditar na informação de que 95% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão dentro das residências, o que torna fundamental o cuidado de todos”, disse Trevisan.
(Por Lúcia Nórcio, Agência Brasil, 07/08/2008)