O secretário da coordenação-geral de Ações de Combate à Fome do Ministério das Relações Exteriores, Ricardo Moraes Barros, disse nesta quinta-feira (07/02) que a ajuda humanitária às vítimas das enchentes na Bolívia continua até o próximo dia 15.
Segundo ele, o governo brasileiro só estenderá a ajuda após a data prevista se houver solicitação por parte do governo boliviano.
“Até o momento, temos a solicitação de que a ajuda permaneça pelo menos até o dia 15 de fevereiro. Na semana desta data, será feita uma nova avaliação e, mediante demanda do governo boliviano, a missão pode se estender até quando seja necessário ou enquanto os meios brasileiros suportem”.
O secretário informou que até o momento não há registros de brasileiros afetados pelas chuvas e que os helicópteros cedidos pelo Brasil já resgataram mais de mil pessoas em pouco mais de uma semana. Ele lembra que o país também enviou militares para ajudarem nos regastes.
“O governo enviou uma tropa de 44 militares do Exército, Aeronáutica e Marinha para atuarem em operações de busca, salvamento e transporte de alimentos. Além disso, eles também operam cinco lanchas rápidas nas operações”.
O governo brasileiro também enviou três helicópteros para operações de resgate e transporte, 30 toneladas de alimentos e aproximadamente 500 coletes salva-vidas e 500 barracas.
As chuvas começaram em novembro passado e afetaram os nove departamentos (estados) da Bolívia. Segundo relatório divulgado pelo Ministério da Defesa na última segunda-feira (04/02), o número de mortos chegava a 48 e havia cerca de 33 mil famílias desalojadas.
(Por Paloma Santos, Agência Brasil, 07/02/2008)