Nem sol, nem chuva. Nenhum clima tem agradado aos moradores da rua São Francisco, bairro Santo Afonso que convivem há oito anos com problemas de poeira e barro devido à falta de calçamento na rua. Nesta quarta-feira, dia 6, no entanto, a rotina deles começou a mudar com o início das obras de pavimentação, asfaltamento, drenagem e colocação de meio-fio em nove ruas do bairro, começando pela São Francisco. O trabalho executado pela Prefeitura dentro do Programa de Pavimentação (Propav) deve estar concluído até abril e prevê R$ 400 mil em investimentos.
A ação deve beneficiar pessoas como a dona de casa Iara da Silva, 55 anos. Ela lembra que em dias quentes como hoje, precisa varrer a casa diversas vezes ao dia. "Além disso o contato com o pó diariamente faz mal para a saúde. A minha vizinha está doente por causa disso", lamenta. Se a poeira atrapalha a limpeza da casa de Iara, o aposentado Brasilisto Machado, 64 anos, se aborrece quando vê o tempo fechar. "Muitas vezes não dá para sair de casa. E quem se arrisca, só usando botas de borracha mesmo", conta, já comemorando a qualidade de vida que a obra levará ao bairro. A movimentação de máquinas e abertura de valas, ao contrário de atrapalhar, era a cena desejada pela maioria deles.
Lançado em 2006, o Propav utiliza mão de obra própria da Prefeitura. A única exceção é o serviço de asfalto, realizado por empresa terceirizada. Neste formato, o programa já pavimentou 44 ruas de 16 bairros de Novo Hamburgo, e que somaram mais de 5,5 quilômetros de asfalto e uma economia que varia entre 40% e 60% em cada rua. Além das nove vias do Santo Afonso, inicia esse mês a conclusão de 17 outras ruas que integram a etapa 2007 do programa e que não ficaram pendentes de acabamento. Destas, sete receberão asfalto e 10, pedras irregulares.
Ruas atendidas pela 1º etapa do Propav 2008
Boa Vista; São Francisco; Da Cooperativa; Do Trabalhador; Progresso; João Operário; Castelo e Bom Pastor – Santo Afonso
Ruas do Propav 2007 que serão concluídas em fevereiro:
Sevilha e Marconi (Canudos); Oscar Alfredo Adams (Roselândia); Pastor W. Ramão, Colono e Nossa Senhora de Fátima (São José) e Alecrim (Hamburgo Velho) receberão asfalto. Terezina; Amapá; São Salvador; Niterói e Goiânia (Boa Vista); Circus; Pascali; Resenelfe e Confidence (Roselândia) e São Pedro do Sul, bairro Primavera, receberão revestimento com pedras irregulares.
(Jornal NH, 06/02/2008)