A comunidade do bairro Cohab-Duque está preocupada com o envenenamento de cães. Nesta quarta (06), na Rua Arquimedes e nas suas proximidades, pelo menos quatro cachorros morreram com suspeita de envenenamento e outro ainda agonizava, à tarde, na casa de seu dono. Segundo os moradores, esta é a quarta vez que os animais morreram no local, com intervalo de aproximadamente dois meses.
A dona de casa Renilda da Rosa, 30 anos, viu o seu animal de estimação de dez anos morrer em frente a sua casa e lamentou a crueldade. "Ele correu desesperadamente pela quadra, até bateu em um portão de casa e, depois, veio morrer em frente de casa", lamentou. "Parecia pedir ajuda, mas não havia nada a fazer. Morreu envenenado", diz. Segundo a dona de casa, está é a quarta vez que ela perde um cachorro da mesma forma.
Camila da Silveira, 30, também lamenta. Seu cachorro de estimação agonizava, na tarde desta quarta, trancado em uma peça da casa. "Com certeza não irá resistir. Ele é tudo para o meu filho", conta. "Esta é a segunda vez que isso ocorre na minha casa", completa. A dona de casa Liane Welter, 51, diz que desta vez a vítima foi um filhote de uma vira-lata que estava dentro do pátio da sua casa. "Tenho muito medo porque cuido da minha neta de quatro anos e temo que um dia ela pegue o que estão atirando nos pátios das casas. É um perigo", relata.
A dona de casa Luciana Souza, 28, também já teve um animal morto dentro do seu pátio. "Ocorreu no ano passado"’, informa. "Pode até ser que estejam fazendo esta maldade com os cachorros para depois roubar na casas." Conforme o diretor de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), Joel Garcia Dias, uma equipe iria até o local ainda no dia de ontem para orientar os moradores para que fizessem queixa na polícia e para deixarem os animais presos no pátio interno da casa. "É um crime ambiental e carece de investigação policial", diz.
(Jornal VS, 06/02/2008)