Especialistas do Departamento Federal de Geologia e Matérias Primas de Hannover (BGR) esperam que a recente descoberta, na Antártica, do maior meteorito de ferro dos últimos 20 anos sirva para analisar as mudanças climáticas ao longo de milênios. O meteorito de 31 quilos foi encontrado por um grupo de geólogos durante uma expedição. Ele foi apresentado nesta quarta-feira em Hannover, noroeste da Alemanha.
Ao redor do meteorito, a expedição achou outros 15 meteoros menores, o que, segundo os cientistas, poderia revelar alguns fatores sobre a história do clima na região. O gelo antártico abriga uma infinidade de meteoritos que atingiram a Terra durante milhares de anos. Durante o verão, o degelo revela algumas dessas "jóias geológicas".
Os especialistas analisarão agora a idade do meteorito, o que por sua vez permitirá tirar conclusões sobre a evolução da camada de gelo e assim comprovar quão exatos são os modelos desenvolvidos sobre o clima. O meteorito foi encontrado a uma altura de cerca de 2,35 mil metros, num planalto no leste da Antártica, uma zona que até então permanecia inexplorada.
(Diário Catarinense, 06/02/2008)