Ornitólogos do Nepal anunciaram na terça-feira (5) a descoberta de um novo pássaro, que já foi incluído na lista de animais em risco de extinção no país, e que eleva para 862 o número de espécies existentes no Nepal. Trata-se de uma subespécie da ave "prinia burnesii", que se soma às duas já identificadas nas vizinhas Índia, Bangladesh e Paquistão.
A existência da ave foi noticiada pela primeira vez em abril de 2005 pelo diretor do Comitê de Pássaros Raros do Nepal, Suchit Basnet, na Reserva Silvestre de Koshi Tappu (leste do Nepal), e após um estudo foi catalogada como uma nova subespécie pela sociedade de Conservação de Pássaros do Nepal (BCN).
"É uma grande descoberta", disse à agência Efe o diretor da BCN, Hem Sagar Baral. "Na China, na América do Sul e no norte de Mianmar são descobertos pássaros com mais freqüência. Mas é a primeira que isso ocorre vez no Nepal desde 1991", explicou Baral.
O novo pássaro possui traços intermediários entre as outras duas subespécies conhecidas, o "prinia burnesii burnesii" e o "prinia burnesii cinerascens", que se encontram no oeste do Paquistão e no leste da Índia e de Bangladesh, respectivamente.
No entanto, desde sua descoberta, o novo pássaro - batizado pela BCN como "prinia burnesii nepalensis" - foi incluído na lista de aves em risco de extinção, por causa da degradação de seu habitat natural. Após aprovar a descoberta, Baral acrescentou que ainda precisa ser ratificada pela União Internacional de Ornitólogos, processo que pode levar anos.
(Yahoo Brasil, Ambiente Brasil, 06/02/2008)