O primeiro Grande Expediente da Assembléia Legislativa gaúcha deste ano foi ocupado pelo deputado Paulo Odone (PPS). O parlamentar falou durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (06/02) sobre a Conferência Mundial Sobre o Desenvolvimento de Cidades, que acontece em fevereiro, em Porto Alegre. “Este megaevento não tem significado só por seu conteúdo, mas por ser um pouco da síntese do que podemos fazer, quando nos despimos de preconceitos e trabalhamos juntos”, declarou Odone.
“Este tema é atualíssimo em função do momento histórico que vivemos. Essa iniciativa é fruto da articulação e da construção de parceria entre 30 instituições nacionais e internacionais e conta com a adesão de 30 países e mais de 300 especialistas que participarão de palestras, cursos, debates e palestras”, explicou o parlamentar em seu discurso. “O evento tem como objetivo a troca de experiências administrativas e de inovação democrática e de transformação social que vem existindo nos últimos anos”.
Odone explicou que o tema da solidariedade e do poder local integra o programa partidário do PPS. “O Rio Grande do Sul é uma locomotiva do que está acontecendo. Inúmeras foram as experiências realizadas ao longo do tempo no nosso Estado”, afirmou ao lembrar as contribuições do ex-deputado Bernardo de Souza como prefeito de Pelotas com o orçamento participativo, dos governadores Alceu Collares, com a criação dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), Antônio Britto, com a consulta popular, e Olívio Dutra, com a ampliação do orçamento participativo para todo Rio Grande do Sul.
O deputado registrou também a criação do Fórum Democrático pela Assembléia Legislativa, o que destacou como outro importante instrumento de participação popular. “Priorizar o poder local não significa que devamos nos fechar em nossas fronteiras geográficas. É no aprofundamento das experiências de outros locais que os municípios poderão utilizar melhor suas potencialidades e usufruir deste mundo globalizado”.
(Por Vanessa Lopez, Agência de Notícias AL-RS, 06/02/2008)