O Secretário Municipal de Coordenação Política e Governança Local Cézar Busatto esteve na sessão ordinária desta quarta-feira (06/02) para expor aos vereadores a programação da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, que acontece de 13 a 16 de fevereiro, em Porto Alegre. "Discutir o mundo a partir das cidades é uma novidade. A Conferência quer chamar a atenção para este novo tema: o papel das cidades como protagonistas do desenvolvimento", destacou.
Para o secretário, não apenas presidentes e senadores devem ter voz no mundo inteiro. "Prefeitos e vereadores são os mais próximos do povo. É a partir da cidade que se dá a conexão da pessoa com o mundo. E, se na cidade as coisas não vão bem, no resto do mundo também não", avaliou, ressaltando que "se as mudanças não ocorrem na cidade, onde o cidadão vive, as mudanças são superficiais".
A Conferência tem 48 entidades do mundo como parceiras ou patrocinadoras. "É uma iniciativa de Porto Alegre, mas não teria sido possível sem as 48 instituições que a viabilizaram", disse.
Os três objetivos principais da Conferência são captar a diversidade de iniciativas de inovação e transformação, promovendo debates através das novidades trazidas pelas cidades; criar ambiente de reflexão coletiva para discutir e apresentar experiências, contando com as palestras de mais de 400 convidados; e abordar a temática do desenvolvimento da cidade de modo mais orgânico e sistêmico.
"É preciso pensar a cidade como um organismo, no sentido harmônico", reforçou Busatto, destacando a importância do Instituto de Altos Estudos para o Desenvolvimento da Cidade proposto pelo Mesa Diretora da Câmara, apresentado ao secretário em encontro na semana passada.
A Conferência terá 280 atividades, participação de 32 países de todos os continentes, com mais de 500 cidades, das quais 63 apresentarão suas propostas, suas políticas e suas experiências. Segundo Busatto, a Conferência é aberta para todos aqueles que queiram contribuir, e sua estrutura permite que cada um dos participantes escolha aquela atividade que mais lhe interessar.
O secretário agradeceu a oportunidade e reforçou o convite feito na última quarta-feira (30/01) a todos os vereadores para que compareçam à Conferência. Desculpou-se por não ter construído uma relação antecipada com a Câmara, mas concluiu que a Casa está completamente integrada ao evento. "É um esforço da cidade como um todo, do governo, da prefeitura, e da Câmara de Vereadores". Salientou que o evento está a altura da força e credibilidade que Porto Alegre adquiriu internacionalmente, concluindo que "esta Câmara de Vereadores é um exemplo para todo o Brasil".
Após a apresentação de Busatto, o vereador Adeli Sell (PT), que havia sido nomeado para coordenar a inclusão dos vereadores na Conferência, fez o uso da palavra, seguido pelos líderes das bancadas Margarete Moraes (PT), José Ismael Heinen (DEM), Elói Guimarães (PTB), Clênia Maranhão (PPS), Maristela Maffei (PCdoB), Haroldo de Souza (PMDB) e Nereu D"Avila (PDT).
(Por Taidje Gut, Ascom CMPA, 06/02/2008)