A organização não-governamental Soma, com sede em Lajeado, fez plantio de espécies nativas nas margens do rio Forqueta, na localidade de Barra do Fão, divisa entre os municípios de Pouso Novo, Travesseiro e Marques de Souza, no Vale do Taquari. Dezenas de mudas de árvores como pitangueira e ameixeira foram plantadas por integrantes da ONG no último sábado. O baixo nível das águas no trecho possibilitou a ação nas duas margens do manancial.
Além do plantio, o grupo de ambientalistas fez limpeza nas barrancas do rio. Recolheu garrafas PET e sacolas plásticas, entre outros resíduos deixados na área. A iniciativa serviu de alerta a moradores lindeiros, pescadores e outras pessoas que utilizam o Forqueta, principalmente no verão, sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente. O presidente da Soma, Gilson Pereira, alerta que é preciso preservar esse patrimônio, que é de todos, evitando jogar lixo.
Os custos das ações da ONG são cobertos hoje pelos dez integrantes associados e 35 voluntários. 'A partir do engajamento de empresas preocupadas com a causa ambiental, teremos condições de ampliar o trabalho de conscientização', enfatiza o presidente.
A Soma foi fundada em abril do ano passado, no bairro Jardim do Cedro, em Lajeado. Entre os seus objetivos estão o de reflorestar encostas e de repovoar rios e arroios, com a soltura de alevinos nativos de cada região. Conforme Gilson Pereira, em 2007 foram promovidas artividades semelhantes em Fontoura Xavier, Encantado, Palmitinho, Derrubadas e Lajeado.
(Correio do Povo, 06/02/2008)