Voluntários que cuidam de 230 cachorros em uma propriedade da zona Sul da Capital estão com dificuldades para manter os animais. O sítio onde permanecem os cães fica na estrada Costa Gama, no bairro Belém Velho, e é conhecido como Sítio da Anadir, em homenagem à idealizadora, Anadir Antunes de Souza. Moradora da Tristeza, começou a recolher animais abandonados há 15 anos e abrigá-los na sua residência. Cinco anos atrás transferiu os bichos para a propriedade em Belém Velho, após enfrentar problemas com a vizinhança. Com o aluguel atrasado, o grupo está com despejo decretado e vai se mudar para uma propriedade de Taquara até o dia 15. O novo local foi doado por um homem que ficou sensibilizado com a situação.
De acordo com Anadir, o sítio está com dificuldades para adquirir os estoques necessários de ração, vacinas e remédios e, por isso, apela por doações. Os voluntários solicitam doações para montar a infra-estrutura necessária no novo local, incluindo materiais de construção e dinheiro para pagar a mão-de-obra. Em Taquara, o grupo pretende fundar a Associação de Amigos do Sítio da Anadir. A idealizadora admite que o trabalho é desenvolvido como se o grupo fosse uma organização não-governamental, mas esta não está regularizada.
Anadir disse que voltou a enfrentar problemas com vizinhos, uma vez que o local fica em zona urbana e os latidos são intermináveis. Quem chega à propriedade em Belém Velho detecta outras deficiências: o mau cheiro, que pode ser sentido do lado de fora do portão de ferro, as moscas em profusão, a vegetação alta e a grande quantidade de excrementos dos animais. 'Tenho apenas um funcionário e faço grande parte do trabalho sozinha', justificou Anadir. Os demais voluntários realizam ações eventuais. Uma delas destaca que o fato de o local ser conhecido acarretou outro problema: muitos abandonam cães em frente e há casos até de animais jogados sobre o muro. Interessados em ajudar podem contatar: (51) 3261-2228 ou 9306-3246.
(
Correio do Povo, 05/02/2008)