A Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio) recolheu 3,54 toneladas de lixo e restos de fantasia da Marquês de Sapucaí nesta terça-feira, após a segunda noite de desfiles do Grupo Especial de escolas de samba.
O trabalho foi realizado por uma equipe de 74 garis, com apoio de 12 veículos e equipamentos manuais.
Segundo a Comlurb, após a passagem da Grande Rio, foram removidos 920 kg. Já a Beija-Flor deixou para trás 880 kg de material.
Consciência
Neste ano, a Comlurb elaborou uma ação intensiva de limpeza e conscientização realizada por 40 garis nas arquibancadas. A Onda Laranja passava pelo público após a passagem das escolas com sacos de lixo e distribuindo informações ao público sobre a importância de manter a limpeza no sambódromo.
Na primeira vez, foram recolhidos 35 sacos de lixo, com capacidade para 120 litros cada, e na segunda ocasião, o volume removido encheu outros 29 sacos. Após o desfile da Unidos da Tijuca, os garis percorreram os setores 5, 9 e 11. Logo depois a Vila Isabel, eles estiveram nos setores 4, 7 e 9.
Em cada setor, 13 garis fizeram a limpeza e a coleta de lixo, além de incentivar o público que assistem aos desfiles para evitar jogar lixo no chão e separar os materiais recicláveis. Um grupo de garis aproveitou para cantar sambas cujas letras chamam a atenção das pessoas sobre a importância da limpeza urbana.
(Folha online, 05/02/2008)