A Turquia detectou o vírus da gripe aviária em galinhas mortas encontradas no mês passado no norte do país, depois de começar a confinar animais devido a suspeitas da doença, informou neste domingo o Ministério da Agricultura. A medida foi adotada depois de moradores informarem sobre galinhas mortas em um distrito da Província de Samsun, na região ao do norte do Mar Negro.
"A doença da gripe aviária foi detectada em amostras a partir de exames feitos nos laboratórios do nosso ministério", diz uma nota do ministério, sem informar se o vírus era do tipo fatal H5N1. O comunicado afirma que o ministério foi informado sobre as galinhas mortas em 28 de janeiro e que os estudos mostram que o vírus foi transmitido de pássaros selvagens para as galinhas.
"Em uma área limitada, cobrindo fazendas de oito famílias, 37 aves foram separadas para prevenção e o confinamento acabou. Não existe nada para se preocupar com a situação, já que todas as medidas foram tomadas sobre essa doença, que foi detectada em uma área pequena", afirma a nota.
A área onde o vírus foi encontrado continua sob quarentena, de acordo com o ministério. No mês passado, a Turquia confinou quase 600 aves nas vilas de Zonguldak, outra província da costa do Mar Negro, após um surto da variante da gripe aviária letal para seres humanos ter sido identificada.
(Estadão Online, Ambiente Brasil, 04/02/2008)