Porto Alegre sediará, de 13 a 16 de fevereiro, a Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades - Inovação democrática e transformação social para cidades inclusivas do século 21. O encontro será no Centro de Eventos da Pucrs, reunindo mais de 500 intelectuais e personalidades de 30 países.
Eles abordarão os aspectos do desenvolvimento das cidades e apresentarão experiências que conjugam democracia e inclusão social. As inscrições estão abertas no site www.cmdc2008.com.br. Informações na Secretaria Geral da Conferência, pelo e-mail cmdc@smgl.prefpoa.com.br ou pelos telefones (51) 3289.3840/3289.3841/3289.1627.
O evento é baseado em quatro eixos principais: Direito à Cidade: políticas locais sobre Direito e responsabilidade dos cidadãos; Governança e Democracia em Cidades: experiências inovadoras de gestão e participação democrática; Desenvolvimento Local em Cidades: processos de investimento em capital social para desenvolver ativos econômicos, ambientais, humanos, sociais e políticos; Sustentabilidade e Cidade-Rede: a emergência das redes sociais e a cidade sustentável do futuro. No total, serão oferecidos aos participantes mais de 280 atividades, ultrapassando 400 horas de debates. A expectativa é que mais de 3.500 pessoas participem das discussões.
O evento é voltado para gestores públicos, empresários, acadêmicos e especialistas, lideranças comunitárias e sociais, promotores governamentais e cidadãos engajados, e norteado por 40 questões-chaves criadas por um Comitê Científico formado lideranças de diferentes segmentos.
Promovida pela prefeituras de Porto Alegre e de Roma, Ministério das Cidades – Governo Federal, Confederação Nacional dos Municípios, Governo do Estado e Caixa Econômica Federal, a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades mobiliza mais de 30 instituições nacionais e internacionais que apóiam o evento, entre elas, as três principais agências da Organização das Nações Unidas - UNESCO, UN-HABITAT e UNDESA - Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Cidades e Governos Locais Unidos, Federação Latino-Americana de Cidades, Copesul e Gerdau.
Imprensa
O credenciamento para a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades deve ser solicitado pelo e-mail luisa@uffizi.com.br.
Eventos Paralelos
Aproveitando a efeverscência de idéias e reflexões do momento, outros eventos de cunho internacionais e nacionais farão parte das atividades paralelas. São eles: Encontro Mundial da CARE Internacional; III Encontro Nacional de Secretários e Assessores Municipais de Relações Internacionais do Brasil; Fórum de Secretários de Administração Municipais (FONAC); Congresso Ibero-Americano sobre Prevenção à Violência; Lançamento oficial do Sistema Nacional de Informações sobre Cidades, pelo Ministério das Cidades.
Prêmio
Durante a Conferência será formatado o lançamento do Prêmio Cidades Inclusivas / Inclusive Cities Award, uma espécie de Nobel das Cidades. A iniciativa conjunta e inédita das cidades de Porto Alegre e Barcelona, UN-HABITAT, UNESCO e CGLU tem por objetivo premiar cidades comprometidas com a inclusão de todos os seus cidadãos e não apenas as melhores práticas, políticas ou projetos. Para tanto, o projeto do prêmio, proposição dos critérios e regulamentos serão elaborados durante os quatro dias da Conferência por um Grupo de Trabalho composto por especialistas no tema, entre eles o secretário de Coordenação Política e Governança Local de Porto Alegre, Cézar Busatto, um dos articuladores da Conferência.
Programação intensa
Em cada um dos dias do evento, uma programação intensa garante atividades das 9h da manhã, quando se realiza a Mesa de Abertura, em que especialistas apresentam seus estudos sobre o tema do dia, até às 21h, quando encerra a Conferência da Noite, em que os convidados respondem às questões formuladas pelo Comitê Científico. Ao longo do dia, oficinas, painéis, minicursos e call papers garantem a diversidade de olhares que buscam desvendar os caminhos e os desafios do Local em um novo projeto social Global.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 04/02/2008)