A licença ambiental necessária para a instalação de uma nova rede-tronco de energia na região Centro Serra, entre Candelária e Passa Sete, será entregue no dia 18 de fevereiro, às 11h, na Câmara de Vereadores de Sobradinho. O ato contará com a presença da presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Ana Pellini, e do secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes. A liberação foi confirmada pelo órgão estadual após quase quatro meses de empenho do deputado Adolfo Brito (PP), juntamente com lideranças da região.
Após obter a confirmação da liberação ambiental, na manhã de sexta-feira (01/02), o parlamentar manteve contato com o superintendente de Relações Institucionais da AES Sul, Antonio de Andrade Tigrinho, que também confimou a presença de dirigentes da empresa na cerimônia. No mesmo dia, deverá ser anunciada a data de início das obras da nova rede-tronco de energia.
Empenhado pela agilização da obra desde o ano passado, quando lideranças da região Centro Serra formaram uma mobilização na Assembléia Legislativa, Brito comemorou o resultado positivo. “O início das obras é aguardado com muita expectativa, pois irá melhorar a tensão e a qualidade da energia elétrica na região”, destaca o deputado.
O custo da obra ficará entre R$ 6 milhões e R$ 7 milhões, com 40 quilômetros de extensão. Inicialmente, a rede irá operar com 23.000 volts, porém com capacidade de conduzir 69.000 mil wolts – o que possibilitará posteriormente a instalação de uma subestação de energia.
(Por Joana Colussi, Agência de Notícias AL-RS, 01/02/2008)