No lado paraguaio de Itaipu, há boas variedades de atrativos. Três caudalosas quedas de água, com 40 metros de altura, que se precipitam próximo à foz do rio Monday, proporcionam, por exemplo, um espetáculo natural de quedas de água.
Cercados por mata nativa e bem preservada, os saltos do Monday estão próximos à fronteira com o Brasil e a Argentina, a 10 km de Ciudad del Este. Trilhas em meio à vegetação levam os visitantes até mirantes e passarelas de onde é possível contemplar a depressão de 40 metros do rio. Para quem gosta de aventura, paredões rochosos favorecem a prática de rapel, trekking e alpinismo ao lado do turbilhão de águas. A atração está dentro do Parque Municipal Saltos del Rio Monday, onde há uma boa infra-estrutura.
O Canal da Piracema, com 10 km de extensão, ligando o rio Paraná, no trecho adiante da usina, ao reservatório para permitir a migração dos peixes rio acima, é outro show da usina binacional. No período da piracema, a migração reprodutiva, que vai de novembro a março, o fluxo é mais intenso. No restante do ano, os peixes migram em busca de alimentos. Eles têm de vencer um desnível de 120 metros com o auxílio de corredeiras e lagoas. Passam pelo canal, inclusive, espécies de grande porte. O Canal da Piracema também dispõe de uma raia de águas bravas para a prática de esportes náuticos, entre os quais se destacam o rafting e canoagem slalon.
A existência de obstáculos naturais (blocos de pedra) e artificiais permite a modulação das correntezas e a realização de competições internacionais. Para completar o passeio, não deixe de assistir à iluminação noturna de Itaipu. Um complexo de refletores e luminárias faz a iluminação da barragem, sincronizada com uma trilha sonora criada especialmente para esse espetáculo. Difícil imaginar, mas a usina iluminada parece ainda maior com tantas luzes. A atração é muito procurada pelos visitantes. No revéillon, o show de fogos produz belezas interessantes, uma visão maravilhosa de todo o complexo.
(Por Eugenio Bortolon, Correio do Povo, 04/02/2008)