A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (Smam) criou uma Equipe de Combate e Prevenção de Incêndios em Morros (ECP Morros), formada por integrantes da secretaria, Comando Ambiental da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. Equipado com duas picapes, o grupo realiza rondas das 8h às 20h, inclusive aos finais de semana, principalmente nos morros da Embratel, do Santuário, Tapera, Santana, da Agronomia e São Pedro.
Desde que foi constituída a equipe, houve duas ocorrências no Morro da Embratel, cuja área atingida foi superior a três hectares; duas no Morro São Pedro, em extensão semelhante; e uma no Morro Santana, atingindo pequena área. Foi constatado que uma das principais causas de incêndios em morros é a queima de lixo acumulado próximo à vegetação.
De acordo com o secretário Beto Moesch, esse trabalho é fundamental, principalmente no período de verão, marcado por estiagens favoráveis à propagação do fogo. 'Historicamente, eram registrados focos constantes de incêndio, que agora não têm se verificado, em virtude dessas ações', ressaltou.
Em 2006, a Smam promoveu um curso de combate a incêndio para 25 servidores, ministrado pelo Ibama-Prevfogo. No mesmo ano, foram adquiridas cinco bombas costais, oito abafadores e um pinga-fogo. Por meio do Fundo Municipal do Meio Ambiente, a Smam pretende adquirir mais 18 bombas costais, 30 abafadores, quatro pinga-fogos, ferramentas (enxadas, pás, facões), fardamento para os servidores, incluindo roupa especial, óculos, luvas, coturnos e máscaras.
Desse total, serão doados ao Comando Ambiental da BM quatro bombas costais e quatro abafadores, e aos bombeiros serão destinados 10 abafadores, 10 bombas costais e um pinga-fogo. A ECP Morros, coordenada pelo fiscal Alexandre Rodrigues, atende pelo telefone (51) 3289-7541.
(Correio do Povo, 03/02/2008)