A forte chuva que cai no estado do Rio de Janeiro desde a noite de ontem (02/02) já provocou pelo menos dois deslizamentos no bairro Pimentel, em Petrópolis, região serrana fluminense. Houve também alagamentos em vários localidades de Itaipava, no mesmo município.
Segundo a Defesa Civil do estado, não há confirmação de vítimas. Os bombeiros enfrentam dificuldades para vencer a lama e chegar aos locais. Além disso, a estrada estaria obstruída em vários pontos.
Os bombeiros tentam também chegar a uma granja, localizada na rodovia que liga Petrópolis à cidade de Teresópolis (BR-495). Na granja, haveria moradores soterrados, de acordo com chamado recebido pela corporação.
Na capital, os bombeiros registraram 88 chamados, do início do carnaval até a manhã de hoje (03/02). A maioria dos chamados (87) se referia a atendimentos pré-hospitalares, que envolveram 75 adultos e 12 crianças. A maior parte ocorreu na Passarela do Samba (Sambódromo), no centro da cidade.
Também devido às chuvas e à ventania, a Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro atendeu até o momento 18 ocorrências. Houve destelhamento de casas e desabamentos, sem vítimas. Os bairros mais afetados foram Santa Cruz e Paciência, na zona oeste.
(Por Alana Gandra, Agência Brasil, 03/02/2008)