Dois terremotos atingiram Ruanda e a República Democrática do Congo (ex-Zaire), na África Oriental, neste domingo (03/02), matando 26 pessoas nos dois países, segundo autoridades.
O primeiro tremor --que teve magnitude de 6 graus, e cujo epicentro se localizou 20 km a norte de Bukavu, na República do Congo-- ocorreu às 10h30 (6h30 de Brasília).
Em seguida, um segundo tremor de 5 graus na escala Richter atingiu o sul de Ruanda.
"Ao menos 21 pessoas morreram em Ruanda", disse Frank Mugambage, funcionário da Presidência, acrescentando que algumas das vítimas morreram em uma igreja que desabou.
Cerca de 200 pessoas também ficaram feridas em Ruanda, onde equipes procuram sobreviventes.
Na cidade de Bukavu, no Congo, o prefeito Raisi Kunda disse que 5 pessoas morreram e 149 ficaram feridas. Escolas e igrejas foram atingidas, mas a extensão dos danos não ficou claro.
Os tremores foram sentidos em vários países da região dos Grandes Lagos, segundo o Observatório Vulcanológico de Goma (OVG), situado em Kivu do Norte, no Congo.
Terremotos são comuns na região do Grande Vale do Rift -- que engloba o oeste de Uganda, o leste da República Democrática do Congo, Ruanda e a vizinha Tanzânia.
Em 1994, um terremoto de 6 graus na escala Richter atingiu a área das montanhas Rwenzori, no oeste de Uganda, matando seis pessoas.
In 1966, um tremor de 7 graus na escala Richter matou 157 pessoas e feriu mais de 1.300 no vale Semliki, a oeste de Uganda.
(Folha online, 03/02/2008)