O incêndio que desde segunda-feira (28/01) consumia parte da Estação Ecológica do Taim, no sul do Estado, foi totalmente controlado na manhã deste sábado (02/02). Auxiliados pela chuva que cai sobre o Estado, os combatentes, reforçados desde quinta-feira por aviões da Força Aérea Brasileira conseguiram apagar as chamas.
As aeronaves C-130 Hércules, do 1º Grupo de Transporte de Tropa, sediado na Base Aérea dos Afonsos, lançaram diversas cargas de uma mistura de argila com adubo químico sobre as áreas em chamas. Após o primeiro lançamento, ainda na quinta-feira (31/01), o fogo diminuiu siginitivamente.
Uma aeronave C-95 Bandeirante do 5º Esquadrão de Transporte Aéreo, sediado Base Aérea de Canoas e um Helicóptero UH1H, do 5º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação, sediado na Base Aérea deSanta Maria, também deslocaram-se para Pelotas, para missões de apoio logístico e de controre aéreo avançado na área de lançamento.
Militares do 5º Comando Aéreo Regional (5º Comar) e do 2º Esquadrão do 1º Grupo de Comunicações e Controle, também sediado na Base Aérea de Canoas, estiveram envolvidos nas ações de combate ao incêndio.
(Zero Hora, 02/02/2008)