Uma violenta tempestade de neve levou caos às estradas do Reino Unido, nesta sexta-feira (01/02), e deixou milhares de casas no escuro. No mar, o capitão de um cargueiro em dificuldades ficou ferido e teve de ser retirado de helicóptero para a Irlanda.
O capitão do "Horn Cliff", um cargueiro que transportava frutas provenientes do Caribe, ficou ferido na coluna, quando o navio foi pego por uma tempestade de força 10, 290 km ao sul da costa irlandesa.
Outros seis passageiros do "Horn Cliff", dos quais dois estavam feridos, embora menos gravemente, seriam socorridos pela Royal Air Force, mas a operação foi adiada, por ser muito perigosa no momento, informou um porta-voz da Guarda Costeira.
O cargueiro levava 31 passageiros e membros da tripulação e seguia rumo a Cork, na Irlanda, onde os feridos devem ser hospitalizados, com a chegada da embarcação, prevista para este sábado, completou a RAF.
Em terra, pelo menos 150 motoristas bloqueados pela neve foram socorridos no condado de Durham, no norte da Inglaterra, anunciou a BBC.
Cerca de 8.000 casas, também no norte da Inglaterra, ficaram sem luz, por causa dos fortes ventos e quedas de neve.
A tempestade varreu regiões inteiras do norte da Inglaterra e da Escócia, com quedas de neve atingindo até 15 centímetros.
A Meteorologia emitiu mensagens de alerta para o território britânico, à exceção do sudeste inglês.
(Folha online, com informações da France Presse, 02/02/2008)