Mais de 5 mil CDs, 10 mil latinhas de alumínio, 5 mil microespelhos, 18 galões de água, além de lonas recicláveis, decoram o camarote da prefeitura de São Paulo no Carnaval deste ano. Sustentabilidade é o tema do camarote, desenvolvido e construído no Sambódromo por um grupo de jovens de organizações não-governamentais (ONGs) que participam do projeto Roda da Cidadania – Rede do Comércio Solidário da Cidade de São Paulo, da Secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com uma empresa de marketing cenográfico.
Segundo o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Floriano Pêsaro, o camarote complementa a idéia de investir em esforços para que a cidade de São Paulo seja sustentável ao longo dos próximos anos.
Além disso, o objetivo é qualificar e capacitar os jovens do projeto para que se tornem profissionais capazes de gerar renda, de modo que não precisem mais da rede socioassistencial. “O objetivo sempre é a autonomia, as pessoas andarem com as próprias pernas, agregando o conhecimento dessa empresa aos jovens do projeto."
É a primeira vez que o Camarote São Paulo tem uma ambientação feita com material reciclável. De acordo com Pêsaro, partiu-se do princípio de que seria possível unir a rede de proteção aos jovens com um programa de qualificação para o trabalho, produzindo algo que fosse útil. “Uma vez que o camarote seria construído de qualquer maneira, com o projeto, passa a ser construído com caráter social e de desenvolvimento”.
Pêsaro reforçou que o intuito é repetir a experiência em outros eventos da prefeitura ao longo do ano. “O sucesso desse evento que começa hoje vai fazer com que sejamos acionados por outros eventos da cidade e, dessa forma, a Roda da Cidadania continua mobilizando e capacitando os integrantes das ONGs conveniadas com a prefeitura”. Ele acredita que, com o projeto, será possível aperfeiçoar as técnicas que as ONGs usam para confeccionar os produtos e melhorar sua qualidade.
Segundo um dos diretores da empresa de cenografia responsável pela capacitação dos jovens, Nelson Rocha, o projeto do camarote reciclável foi desenvolvido com base no conceito dos três Rs – reduzir, reciclar e reutilizar. “Esse é o principal conceito, que fica atrelado ao turismo de São Paulo e suas ações. Não é apenas pensar em um local de luxo e comemorações. Existe a preocupação no desenvolvimento e no destino final de casa um dos materiais utilizados”, disse.
(Por Flávia Albuquerque, Agência Brasil, 01/02/2008)