Terminou nesta quinta-feira (31/01) o mutirão de limpeza do Rio Gravataí, iniciado no dia 10 de janeiro. A iniciativa é da Prefeitura, através da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU). Durante a ação, participaram comunidade e integrantes de entidades e órgãos de outros municípios.
A atuação abrangeu a área compreendida entre o clube Sociedade Caça e Pesca e o Passo das Canoas, em Gravataí. O resultado foi a retirada de cerca de 300 toneladas de lixo, somando os detritos recolhidos do leito e margens da bacia, além das ruas de acesso ao rio. “Era preciso limpar também no entorno, não adiantaria focarmos apenas nas águas”, explica Paulo Bones, secretário da SMSU.
Lixo no lixo
O diretor-presidente substituto da FMMA, Maurício Colombo, considera que a atividade visou a conscientização da população. “Pudemos verificar que se faz necessário um trabalho de educação, primordialmente. O lixo tem que ser colocado no lixo”, frisa. A Prefeitura, por meio da FMMA, promove a campanha “Viva o Rio Gravataí – Água: sabendo usar não vai faltar” com diversas ações durante o ano.
O mutirão também serviu de preparação para a procissão fluvial que integra a Festa de Nossa Senhora os Navegantes, que ocorrerá neste domingo (03/01).
Fim do rodízio
A chuva que ocorreu nos últimos dias melhorou a situação da bacia. Em Gravataí, a profundidade registrada pela Estação de Tratamento de Água da Corsan é de 44 centímetros acima do nível do mar. Em Alvorada, parâmetro para o rodízio na captação pelos irrigadores, o rio está com 1,25 metro. Sendo assim, o bombeamento retorna à normalidade, pois para que isso ocorra, a medição naquele trecho tem que superar um metro.
Próximos mutirões
Uma última vistoria no início da manhã destaquinta-eira (31/01) marcou o fim do mutirão em Gravataí. A ação contou com a participação de autoridades ambientais de Alvorada e Cachoeirinha, que realizarão ações similares em fevereiro e março, respectivamente. “Em retribuição à colaboração desses municípios, a FMMA estará presente nestas atividades”, confirmou o titular interino da Fundação.
(Ascom Prefeitura de Gravataí, 31/01/2008)