Desde o início do ano até esta quarta-feira, mais de 700 pessoas já haviam sido vacinadas contra a febre amarela, segundo os dados da Unidade Sanitária de Sant'Ana do Livramento.
Desde a sexta-feira passada, não há mais doses, as 250 que chegaram naquela semana, terminaram no fim da tarde do dia 25 de janeiro. A expectativa é que venham algumas vacinas antes mesmo do carnaval.
A orientação para aplicar a vacina é apenas em pessoas que forem viajar para as áreas de risco continua. É necessário receber a dose 10 dias antes da viagem, quem estiver com a viagem marcada e precisa tomar a vacina por estes dias, deverá procurar em municípios próximos.
Segundo o Boletim emitido pelo Ministério da Saúde, no dia 29 de janeiro, a situação epidemiológica era de quarenta e quatro notificações de casos suspeitos de febre amarela silvestre.
Destes, dezenove casos foram confirmados, dos quais dez evoluíram para óbito e nove tiveram cura. Outros dezenove casos foram descartados para febre amarela e seis permanecem em investigação.
Os prováveis locais de infecção dos casos confirmados ocorreram em áreas silvestres de Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
(A Platéia, 01/02/2008)