Os turistas que visitarem a Ilha do Mel, no Litoral paranaense, durante este feriado de carnaval já usarão um novo sistema de identificação. A pulseira de papel foi apresentada pelo presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, nesta quinta-feira (31). O objetivo do sistema é garantir que apenas cinco mil pessoas entrem por dia na Unidade de Conservação.
Os visitantes preencherão um cadastro ao passar pelo terminal de embarque em Pontal do Sul, informando RG, CPF, cidade de origem, local onde ficarão hospedados, datas de entrada e saída. Mediante a entrega do cadastro e o pagamento das taxas, receberão a pulseira, que só poderá ser retirada no retorno ao continente. O sistema armazena todas as informações do turista em um banco de dados, sem a necessidade de preenchimento do cadastro em futuras visitas.
O passaporte informatizado será totalmente implementado na Páscoa. A segunda etapa inclui a instalação de catracas no Terminal de Pontal, nas praias de Brasília e Encantadas. As roletas serão acionadas por leitura óptica, liberando a passagem dos visitantes que tiverem a pulseira de identificação no braço. Caso o visitante queira prolongar sua estadia, deverá informar nos terminais de embarque para que sua pulseira não perca a validade.
De acordo com o ParanáTV 2ª edição, alguns moradores da ilha ainda tem dúvidas quanto a utilidade do sistema. A comerciante Marina D’ávila acredita que existem outras prioridades. “Acho que o IAP tem que fazer muito mais coisas antes de trazer carteirinha, passaporte. Se quiser dar qualidade para o turista primeiro é preciso infra-estrutura”, disse.
(Gazeta do Povo, 01/02/2008)