As ligações impróprias de esgoto aliadas às chuvas no período são apontados como os vilões do estudo, segundo o governo estadual
A situação das praias do Paraná segue crítica de acordo com o nono boletim de balneabilidade - que avalia a qualidade da água no Litoral do estado - divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) na manhã desta quinta-feira (31). Nas praias artificiais (Costa Oeste e região Norte), não há poluição em nenhum ponto há 15 dias.
Apenas sete pontos, ou seja, 16,27% do total de 43 pontos analisados, estão próprios para o banho. As ligações impróprias de esgoto aliadas às chuvas no período são apontados como os vilões do estudo, segundo o governo estadual.
Com relação ao último levantamento, apenas um dos 15 pontos de Matinhos considerados poluídos voltou a ser próprio para o banho: na Rua Londrina - posto Policial/Salva Vidas. O local volta a se tornar próprio para banho pelos próximos sete dias, após seis avaliações negativas consecutivas, desde 28 de dezembro do ano passado.
A pior situação continua sendo em Guaratuba. Apenas um dos 13 pontos analisados é considerado próprio para banho: na Rua Jacarezinho, no balneário Brejatuba. Os melhores resultados ainda são na Ilha do Mel, em Paranaguá, onde quatro de seis pontos são próprios para banho. Neste local, estão poluídos a Pontinha (40 metros à esquerda do Morro) e 250 metros à direita do trapiche, ambos na baía de Encantadas.
Em Pontal do Paraná, apenas o trecho da Rua Principal de Pontal do Sul é aconselhado para o banho. Os demais oito pontos seguem impróprios.
Justificativa
Para a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), o apoio da população, colocando o lixo em locais altos, em sacos plásticos adequados e nos horários em que os caminhões de coleta passam, é fundamental. "Para evitarmos alagamentos, doenças e ainda contribuirmos com a qualidade da água para banho no litoral”, alertou o secretário Rasca Rodrigues, por meio de assessoria de imprensa. Segundo ele, o grande número de pontos impróprios para banho deve-se, principalmente, ao esgoto, resíduos de fossas e lixos levados pela chuva aos canais que desembocam no mar.
O secretário de Obras Públicas e Urbanismo de Matinhos, Luiz Carlos Vanali, afirmou que cerca de 60% dos bueiros do município estavam entupidos por lixo na manhã de quarta-feira (30), após as fortes chuvas e enchentes ocorridas. “Muitas ruas foram alagadas em virtude de plásticos e resíduos diversos que são levados pela água para os bueiros, deixando-os entupidos”, relatou o secretário da pasta, que é a responsável pela retirada do lixo dos bueiros e galerias pluviais.
Procedimento de análise da qualidade da água no Litoral do Paraná
A avaliação da qualidade da água é feita por amostragem, em pontos específicos dos balneários e praias. Algumas praias têm mais de um ponto de amostragem. Os locais serão considerados impróprios para banho onde houver mais de dois mil coliformes fecais por 100 mililitros de água.
Até o dia 25 de fevereiro, o IAP vai divulgar, normalmente às quintas-feiras, os resultados das análises de balneabilidade em 43 pontos monitorados na orla. Os boletins são divulgados no site do IAP e no site da Sema, e ainda nas barracas de balneabilidade e por panfletos distribuídos em locais estratégicos. Fazem parte do acompanhamento os pontos de maior fluxo de pessoas.
A análise divulgada nesta quinta-feira é válida até o dia 7 de fevereiro, quando o décimo boletim será publicado pelo IAP.
(Gazeta do Povo, 01/02/2008)