O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberou, na tarde desta quinta-feira (31/01), a licença de operação do gasoduto Cabiúnas-Vitória (Gascav), com capacidade de bombeamento de 5,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia para as termelétricas de Macaé e Termorio, no Rio de Janeiro. Essa produção acrescentará mais 1.000 megawatts ao sistema elétrico.
A licença de operação do Ibama, assinada pelo presidente substituto Bazileu Margarido, é para uma capacidade total de 20 milhões de metros cúbicos diários de gás natural, mas, inicialmente, segundo informações do Ministério de Minas e Energia, o duto deverá operar com 5,5 milhões de metros cúbicos por dia.
O gasoduto, obra incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), é um empreendimento da Transportadora Gasena S. A., e deverá entrar em operação comercial no dia 15 de fevereiro deste ano.
Dependendo apenas da licença de operação, por parte do Ibama, para começar sua produção, o gasoduto está completamente construído (enterreado) e já passou pelos testes técnicos de funcionamento.
A extensão do gasoduto é de 300 quilômetros, ligando o Terminal de Cabiúnas, localizado em Macaé, no Rio de Janeiro, à Estação Reguladora de Pressão, instalada próxima ao Terminal Industrial Multimodal da Serra, no município do mesmo nome, em Vitória, no Espírito Santo.
(Por Antonio Arrais, Agência Brasil, 31/01/2008)