O secretário do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, abriu na manhã desta quinta-feira (31/01), o primeiro curso do Programa Permanente de Capacitação em Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul.
“Esta promoção conjunta de diversos setores da Secretaria visa a aprimorar o nosso conhecimento não só do objeto em si, mas de toda a gestão dos recursos hídricos”, falou Otaviano Moraes. “A adesão dos membros dos Comitês de Bacias (a quem o programa é dirigido) é fundamental e esperamos, ao final dos módulos, ter avançado no nosso compromisso de defesa não de um discurso, mas na real defesa dos recursos naturais”, destacou o Secretário.
O secretário adjunto, Francisco Simões Pires, lembrou que recursos hídricos foi o primeiro assunto tratado por ele ao assumir o cargo em maio do ano passado. “O Diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH), Ivo Mello, me falou, na ocasião, que os Comitês são parceiros do Estado na gestão dos recursos hídricos, mas enfrentavam problemas pela dificuldade dos repasses financeiros pelo Governo”, disse Simões Pires. “Sendo o Comitê o elo propulsor da política de recursos hídricos localizado na sua Bacia Hidrográfica, buscamos uma aproximação e conseguimos efetivar os repasses, apesar de alguns ainda estarem pendentes”, relatou o secretário adjunto.
O diretor do DRH, Ivo Mello, também participou da abertura do primeiro curso do Programa Permanente em Recursos Hídricos, que está dividido em sete módulos, a serem realizados até a metade do ano. Depois, um novo curso será aberto.
A programação de hoje se estende até o final da tarde, voltada para a capacitação técnico-administrativa das direções dos Comitês. Os temas são as questões burocráticas de convênios, envolvendo aspectos jurídicos, teoria e prática e prestação de contas, além da educação ambiental como instrumento de gestão. Os ministrantes são, além do Secretário Adjunto da Sema, Francisco Simões Pires; o Diretor Administrativo, Niro Afonso Pieper; Coordenadora da Assessoria de Educação Ambiental, Lílian Zenker; Secretário-executivo do CRH, Paulo Renato Paim, e a chefe do Setor de Convênios, Rejane Kaiser.
O Programa é realizado conjuntamente pela Assessoria de Educação Ambiental e pelo Departamento de Recursos Hídricos da Sema e pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos(CRH).
(Imprensa Sema/Fepam, 31/01/2008)