A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, informou que a destruição de plantações de grãos pelas baixas temperaturas na China é um motivo de preocupação. Segundo o governo chinês, a tempestade de neve, no sul e centro do país, é a pior das últimas décadas.
Economia
O chefe do Programa Mundial de Projetos da FAO, Roberto Mercado, disse à Rádio ONU que a agência está acompanhando a situação na China. Mas o país não deve pedir ajuda à Fao por causa da boa posição da economia chinesa. "É mais uma questão de querer colaborar com as autoridades chinesas num planejamento, para que situações como essa não aconteçam a curto prazo. Não se pode dizer que a China seja um país deficitário de recursos, nem humanos, nem tecnológicos e muito menos financeiros", disse.
De acordo com agências de notícias, pelo menos três homens morreram com a baixa temperatura. Milhões de chineses foram afetados pela mau tempo quando viajavam para comemorar o Ano-Novo no calendário do país. A nevasca começou em 10 de janeiro e já afetou 80 milhões de pessoas em 14 províncias.
(UOL, 31/01/2008)