A BR Distribuidora irá entregar cinco milhões de litros de óleo diesel por dia para abastecer as usinas termelétricas despachadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) em janeiro. Segundo o diretor de Mercado Consumidor da BR Distribuidora, Marco Capute, responsável pela logística de abastecimento pela subsidiária da Petrobras, houve certo problema na entrega inicial deste combustível, mas isso "já foi solucionado".
A BR Distribuidora se prepara também para garantir o abastecimento da Termocuiabá, que teve seu despacho confirmado pelo Comitê de Monitoramento do Setor Energético (CMSE) na última semana. Sozinha, a usina vai demandar a entrega do óleo em 250 caminhões por dia. "É uma operação absolutamente normal. Não dá para querer que seja feita uma coisa de uma hora para outra, mas com um certo prazo, a gente consegue resolver", disse.
O CMSE determinou na última semana o despacho das usinas TermoCuiabá, Canoas, Piratininga, Nova Piratininga, William Arjona, Alegrete, Chavante e Santa Cruz. A última vai operar apenas com 50% de sua capacidade, de 490 megawatts (MW). As usinas vão agregar ao sistema 1,05 mil MW.
A TermoCuiabá, que enfrenta problemas com o abastecimento de gás boliviano, vai operar com metade da sua capacidade, produzindo 195 MW. Em março, se for necessário, a térmica poderá despachar os 390 MW.
De acordo com Capute, entretanto, as novas usinas que forem leiloadas pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em 2008 terão que vir com frota própria ou com um projeto de oleoduto para abastecê-las.
(A Tarde, 30/01/2008)