Três brasileiros, a serem selecionados pelo British Council, estarão em conferência que reúne ministros do G8 e de cinco emergentes
Três jovens brasileiros serão enviados ao Japão para participar, em maio, da próxima Conferência Internacional de Meio Ambiente do G8+5, grupo que reúne sete potências mundiais (Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Canadá), a Rússia e outros cinco países em desenvolvimento: Brasil, China, Índia, México e África do Sul.
A reunião será realizada em Kobe entre 24 e 26 de maio e deve contar com a presença dos ministros de Meio Ambiente dos 13 países. Os jovens, que chegam ao local cinco dias antes do início do evento e saem dois dias depois de sua conclusão, serão escolhidos dentre os mais de 120 participantes do concurso Embaixadores do Clima, aberto para adolescentes de 14 a 18 anos, fluentes em inglês.
Promovido pela organização British Council, o concurso é aberto para qualquer jovem brasileiro interessado em questões sobre aquecimento global. Para se inscrever, basta fazer uma dissertação de no máximo 300 palavras com o tema “Mudanças climáticas e meu planeta – impactos e soluções”, e enviar a ficha de inscrição preenchida para o endereço eletrônico embaixadoresdoclima@britishcouncil.org.br até 31 de janeiro.
No total, 39 jovens participarão da conferência, três de cada país do G8+5. “Esses adolescentes representarão a juventude preocupada com os efeitos do aquecimento global”, diz a gerente para o concurso no Brasil, Roberta Simões. Os jovens serão estimulados a compartilhar, na escola, no bairro onde moram e na imprensa, o que aprenderem ao longo da viagem.
Dois meses antes, entre 24 e 29 de março, os jovens serão enviados a Londres para uma reunião com o secretário de Meio Ambiente da Grã-Bretanha, Hilary Benn. Eles também devem fazer um curso sobre mudanças climáticas na capital britânica e, por fim, vão redigir uma carta com suas intenções e preocupações quanto ao aquecimento global, “que será apresentada em maio aos ministros do Meio Ambiente do G8+5”, afirma a diretora de mudanças climáticas do British Council, Daniella Padula.
O resultado do concurso será divulgado em 25 de fevereiro. Um dos que estão concorrendo é o estudante paulistano Guilherme Arruda, de 17 anos. “Se for chamado, eu quero debater as vantagens e desvantagens das alternativas energéticas ao petróleo”, adianta.
(Rafael Sampaio, PNUD Brasil, 30/01/2008)