Em vez de parar em um aterro, retalhos de couro agora são transformados em acessórios para crianças - laços para cabelo, flores e minibolsas - pelo projeto Mão na Massa, desenvolvido pela prefeitura da cidade do Vale do Sinos. Batizada de Acessórios em Couro, Uma Nova História, a oficina é realizada no loteamento Kephas, bairro São José, na periferia, e conta com 30 participantes.
O projeto existe graças a uma parceria com a Minnetonka Indústria de Calçados Infantis, que oferece profissionais para ministrar aulas de corte, costura, colagem, entre outras técnicas relacionadas ao trabalho em uma fábrica. Além de doar o material necessário para a confecção dos acessórios, a empresa compra os produtos confeccionados à mão, que são utilizados no adorno dos calçados e como brindes aos clientes.
A iniciativa não é boa apenas para o ambiente, mas também para as finanças da fábrica e das pessoas que participam das oficinas. Até o início do projeto, há cerca de um mês, a empresa pagava cerca de R$ 500 para depositar os retalhos em um aterro apropriado, evitando o contato com a terra ou com a água da chuva, a cada três ou quatro meses.
A partir de fevereiro, a oficina será realizada no bairro Boa Saúde.
(Por Carla Dutra, Zero Hora, 31/01/2008)