A Cruzada Cívica, explicitando o clamor de milhares de moradores de La Paz, exige que as autoridades do Governo Central, da Prefeitura e do Distrito da cidade tomem providência em relação à falta de água que afeta 250 mil pessoas na capital boliviana.
A interrupção do abastecimento se deu por causa de um deslizamento de terra e agora, por razões políticas, ainda não se fez o reparo. Um grupo de membros da comunidade de Hampaturi está fazendo oposição à solução do problema.
Ante a situação, a Cruzada Cívica pela Paz questiona: "Onde está o Estado e suas instituições chamadas por lei para impor a ordem para evitar o atropelo e a arbitrariedade de um grupo de membros da comunidade de Hampaturi que impede a reparação da tubulação da matriz do serviço de água potável?".
A entidade recorda que o acesso à água é um direito fundamental. Caso não sejam escutados pelas autoridades, que por lei devem solucionar tão delicado problema, eles vão chamar toda a população da cidade de La Paz, para fazer escutar o protesto de forma mais contundente por vulnerar os direitos.
A CC é uma organização cívica - social, fundada em princípios e valores morais, sem fins lucrativos, integrada por mulheres, homens e organizações sociais, que, sem medir condição social, posição ideológica ou política, raça, credo ou religião, decidiram de forma voluntária assumir conscientemente a defesa dos interesses do Estado de La Paz, como parte indissolúvel do Estado boliviano.
(
Adital, 30/01/2008)