Área em terra é tida pelo mercado como grande potencial para o gás natural
O gerente de Planejamento da Produção de Gás de Exploração e Produção (E&P) da Petrobras, Mauro da Silva Sant'Anna, afirmou que a estatal deverá perfurar, em 2009, o primeiro poço na Bacia de São Francisco, área em terra tida pelo mercado com grande potencial para o gás natural.
— Até agora nada foi descoberto nessa região, porque ainda não foi perfurado nenhum poço. Em 2008, serão conduzidas pesquisas sísmicas. A perfuração do primeiro poço está previsto para ocorrer em 2009 — disse o executivo, que participou nesta quarta-feira, em São Paulo, da 4ª Conferência Anual sobre o Mercado de Gás, promovido pelo Instituto para Pesquisa Internacional (IIR).
Ele contou que a Petrobras detém vários blocos na região, alguns deles em parceria com a British Gas (BG). Segundo o gerente, o potencial gasífero da área é indiscutível, só que a descoberta pode não ser tão fácil. Sant'Anna lembrou que a Bacia do São Francisco é a mais antiga do Brasil em termos de idade geológica.
— A segunda mais antiga é a Bacia do Amazonas, onde temos entre 40 e 50 anos de trabalho e descobrimos uma reserva relativamente pequena perto do tamanho da área. Isso porque as bacias paleozóicas são difíceis — comparou, garantindo, porém, que a Bacia do São Francisco não perdeu prioridade no planejamento da companhia, até porque existe um compromisso firmado com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP): — Agora, se houver descoberta de gás será uma excelente notícia, porque gás em terra normalmente é mais barato.
(Diário Catarinense, 30/01/2008)