Paulo, que recolhe os animais da rua, encontra dificuldades para comprar 60 kg de ração por dia
O aposentado Paulo Roberto Silvello Giglio, de 54 anos, tem dificuldades para manter os 156 cachorros vítimas de abandono que adotou ao longo de mais de duas décadas. Das ruas do Litoral Norte, os animais foram levados para um sítio localizado em Maquiné, onde recebem a atenção que nunca tiveram. Além de casinhas, cada um tem um nome e o reconhece. Por dia, a matilha consome 60 quilos de ração e diversos litros de água. Soltos no pátio, eles são dóceis – mesmo os de raças como Rottweiler, Pitbull e Fila. O gasto mensal com ração e medicamentos para os bichos supera R$ 2 mil, bancados com a aposentadoria e doações da comunidade.
O primeiro cão do aposentado, chamado Tob, chegou em 1984 e morreu aos 18 anos, idade considerada elevada para a espécie. 'Vejo os bichos sofrendo na rua e trago para casa, mas não aceito doações de animais. Também não vendo nem dou meus cães', informou Paulinho da Filler, como é mais conhecido. Quando percorre o pátio com visitas, o aposentado fica cercado por cães que saúdam a todos com pulos, lambidas, cheiradas e latidos.
Ao primeiro pedido de silêncio, a matilha se cala. 'Existe uma comunicação muito plena entre nós', comentou. No local, Paulinho vive com a mulher, Rosmaria Silva, 47. A única filha, de 28 anos, mora com o marido em outra cidade.
O sítio, situado no km 4 da RS 407, que liga Morro Alto a Capão da Canoa, foi comprado após um termo de ajustamento de conduta assinado por Paulinho com a Prefeitura de Osório e o Ministério Público. 'Queriam sacrificar todos os meus cães, mas acertamos que eu compraria uma área na zona rural para criá-los em um prazo de oito meses.' Para evitar a procriação desenfreada, o aposentado separa as fêmeas dos demais cães durante o cio. Hoje, são 11 em isolamento. 'Não me defino um ‘cachorreiro’, mas um defensor da vida', disse Paulinho. As pessoas que quiserem doar ração podem entregar no local ou fazer contato pelo fone (51) 9723-2759.
(Correio do Povo, 31/01/2008)