A fábrica da Argalit Indústria de Revestimentos Ltda., localizada em Viana, está poluindo um dos afluentes do rio Formate. A empresa informa em seu site que produz tintas, solventes - aguarrás e thinner -, massas corridas, argamassas e rejuntes. No processo industrial dos solventes são usadas substâncias que destroem a camada de ozônio.
O lançamento de efluentes pela Argalit no rio Formate é feito no município de Viana. Entre os efeitos visíveis dos poluentes figura a coloração do rio. É provável que o rio seja atingido por substâncias que promovem a morte dos peixes que ainda restam no rio.
A Argalit é mais uma agressora do rio Formate, que recebe despejos de efluentes de outras fábricas localizadas em Viana e Cariacica. Também contamina o rio Formate o esgotamento sanitário sem tratamento da população dos dois municípios. Na sua foz, o rio Formate é morto.
A Argalit Indústria de Revestimentos Ltda. tem fábricas em Viana, próxima a Vila Bethânia, e em Jardim América, Cariacica. Tem ainda fábrica em Campos, no Rio de Janeiro.
No seu site, a Argalit informou que foi fundada em Itaoca, no município de Cachoeiro de Itapemirim, em 23 de junho de 1982, por Luiz Gonzaga Machado. Em 1986, a empresa foi transferida para Jardim América, em Cariacica. Diversificou a produção, antes só de argamassa. Nos quatro setores de produção da empresa atuam 260 pessoas, entre empregados diretos e indiretos.
Segundo a empresa, são quatro linhas de produção: argamassa; rejuntes brancos e coloridos; massas corrida PVA e acrílica, texturas acrílicas; e tintas (PVA e acrílica) e selador acrílico.
Informada da denúncia de poluição do rio Formate, a prefeitura de Viana se eximiu de responsabilidades. Afirmou que a fiscalização e o licenciamento ambiental não são feitos pelo município e sim pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
A prefeitura afirmou que comunicaria a denúncia ao Iema. A prefeitura se manifestou pelo secretário de Comunicação, Arthur Wernersbach Neves.
(Por Ubervalter Coimbra, Século Diário, 30/01/2008)