A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou a distribuição dos cartões de controle ambulatorial para pacientes da rede pública municipal com suspeita de dengue. Ontem (30) pela manhã, o secretário substituto Marion Porto oficializou o início da ação, entregando cartões no Centro de Saúde Bom Jesus, na zona Sul da Capital. Ao todo, serão disponibilizadas 130 mil unidades de controle nos postos de saúde, pronto-atendimentos, hospitais municipais e conveniados. A chefe da Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis da SMS, Maria de Fátima de Bem, explicou que o cartão será entregue aos pacientes que consultarem na rede, apresentarem sintomas e tiverem passado por áreas de transmissão.
Segundo Maria de Fátima, no cartão são anotados os dados clínicos e laboratoriais do paciente desde a primeira consulta. Também incluem cuidados necessários e sintomas que devem ser considerados como sinais de alerta para agravamento da doença, já que a forma como evoluem os sintomas ajudam a definir se a ocorrência é de dengue clássica ou hemorrágica. Esta última, mais grave, pode ser letal.
Conforme a Vigilância, durante mês de janeiro foram registrados 15 casos suspeitos da doença em Porto Alegre, sem confirmação. Sete casos cujos exames foram concluídos tiveram resultados negativos. Outro objetivo da distribuição de cartões é identificar focos do mosquito. Desde ontem a Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde retomou visitas domiciliares no bairro Bom Jesus, que possui altos índices de infestação do mosquito.
(Correio do Povo, 31/01/2008)