A Petrobras Distribuidora (BR) deverá inaugurar ainda neste primeiro semestre do ano 12 das 13 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) que a subsidiária da estatal brasileira do petróleo está construindo em várias partes do país.
Em nota divulgada nesta quarta-feira (30/01), a BR informa que a empresa Brasil PHC, da qual mantém 49% de participação acionária, é a responsável pelas obras e que o investimento soma R$ 1,2 bilhão. As 13 unidades em construção, acrescenta a nota, vão gerar 300 megawatts – o suficiente para abastecer uma cidade com 3,5 milhões de habitantes. E essa energia já foi contratada pela Eletrobrás por 20 anos, no âmbito do Programa de Incentivos às Fontes Alternativas de Energia (Proinfa), do Ministério de Minas e Energia.
Na avaliação da Petrobras, a energia gerada pelas PCHs propiciará uma economia de 1,5 a 2 milhões de metros cúbicos diários de gás natural. Em fevereiro, deverão entrar em operação três das centrais: Funil (MG), São Joaquim (ES) e Santa Fé, na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Duas outras unidades entrarão em operação em março, três em maio e mais duas em junho. No mês seguinte serão inauguradas as de Retiro Velho (GO) e Monte Serrat (RJ).
(Por Nielmar de Oliveira, Agência Brasil, 30/01/2008)